Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
FÉRIAS DA PÁSCOA EM SERRALVES 2018
de 26 MAR 2018 a 06 ABR 2018
O programa de férias escolares destina-se a crianças e jovens dos 4 aos 12 anos de idade e procura motivar aprendizagens que valorizam a curiosidade e a criatividade, tendo como ponto de partida o contato com a arte e a natureza. As oficinas têm um caráter lúdico e pretendem estimular a experimentação e a vivência em grupo.
Serralves espera-vos!

Dias das oficinas: 26-29 mar e 02-06 abr 2018
Horário das oficinas: 09h30-12h30; 14h00-17h00
Acolhimento (gratuito): 08h30-09h30; 17h00-18h00
Acesso: pela Rua Bartolomeu Velho, 141 - portão de acesso à zona da quinta no Parque. 


A Fundação de Serralves é uma entidade organizadora de Campos de Férias, registada na Direção Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., com o número de registo 79/DRN.
  • Horário09h30 - 18h00
  • Dias 26 MAR 2018 - 06 ABR 2018
Quem é quem na Quinta?
Vamos fazer amigos entre os animais da Quinta e passear no Parque de Serralves para conhecer melhor quem por aqui vive: os que vivem no solo e os que vivem nas árvores; os que passeiam no prado; os que cantam nas árvores e os que gostam da Horta.
Vamos descobrir como são, o que comem, onde vivem e preparar os seus petiscos, construir alimentadores para as aves livres do Parque, uma casa para as minhocas e abrigos para os insetos amigos da Horta.
Conceção e Orientação: Carlota Carqueja, Dina Marques
26-29 março, 9h30-12h30: Lotação esgotada - por favor contate-nos para mais opções através do email a.silva@serralves.pt 

Micro Macro
Num jogo entre o micro e o macro, com transparências e projeções, os nossos desenhos vão crescer e sair da folha para a parede, transformando-se num mundo de fantasia, que só as canetas podem revelar.
Prontos para usar a imaginação e a criatividade para algo fantástico?
Conceção e Orientação: Raquel Correia, Sónia Borges
26-29 março, 14h00-17h00: inscreva-se aqui.

A volta ao mundo em cinco dias!
Nestas férias da Páscoa vamos conhecer algumas curiosidades culturais do nosso mundo! Cinco dias para dar uma volta pelos cinco continentes, experimentar hábitos e tradições gastronómicas de outros povos, e homenagear pintando, esculpindo, teatralizando a vida em diferentes lugares. Toda a riqueza da diversidade vai parecer-nos do outro mundo!
Conceção e Orientação: Joana Nascimento, Sofia Santos
02-06 abril, 9h30-12h30: inscreva-se aqui.

Mãos na massa e pés na Horta!
Na Quinta de Serralves, com as mãos na massa e os pés na Horta, há que mexer, amassar, deixar levedar, explorar formas, cores e texturas, decorar e preparar algumas receitas com cheiros e sabores da Horta.
Conhecer os cereais, as cenouras e muitos outros ingredientes que dão cor e sabor à massa, é o que faremos com os pés na Horta. Com as mãos na massa, os Cozinheiros mais conhecedores da diversidade da Horta de Serralves entrarão em ação!
Conceção e Orientação: Carlota Carqueja, Dina Marques
02-06 abril, 14h00-17h00: inscreva-se aqui.
Toca a mexer!
Hoje em dia há muitos artistas que usam o próprio corpo como ferramenta de trabalho. Pode o corpo ser um pincel? Lápis? Outros artistas fazem do corpo de quem vê o seu trabalho parte das suas obras. Pode o corpo ser obra de arte?
Nesta oficina vamos conhecer alguns artistas contemporâneos que nos vão pôr a mexer... Preparem-se!
Conceção e Orientação: Andreia Coutinho, Raquel Sambade
26-29 março, 9h30-12h30: Não é possível realizar a sua inscrição, por favor contate-nos para mais opções através do email a.silva@serralves.pt 

Pequenos criadores da Paisagem
Compreender a paisagem é compreender-nos, o nosso território, a nossa história, a nossa cultura. Que elementos formam a paisagem e como se interligam? Há ordem e sequência entre eles? Como representas a tua paisagem? Um quadro? Uma fotografia? Uma maquete? Desconstruindo as ideias vamos chegar à definição de paisagem e perceber que o todo é maior que a soma das partes.
Conceção: Teresa Fernandes (equipa SERRALVES 360º CIBIO-InBIO)
Orientação: Dina Marques, Inês Luís
26-29 março, 14h00-17h00: Não é possível realizar a sua inscrição, por favor contate-nos para mais opções através do email a.silva@serralves.pt 

Naturalmente... Arte!
Serralves tem recantos infindáveis, uma enorme riqueza de espécies e um Museu de Arte Contemporânea famoso em todo o mundo! Entre obras de grandes artistas e a beleza natural da mata, dos jardins e da quinta, a inspiração para criar vem de todos os lados: impossível é não experimentar e arriscar a ser artista! E porque não, utilizar elementos naturais e o próprio ser vivo como matéria-prima? Nesta oficina iremos conhecer alguns artistas e técnicas relacionadas com processos e expressões artísticas na e com a Natureza.
Orientação: André Rodrigues, Carlota Carqueja
02-06 abril, 9h30-12h30: inscreva-se aqui.

Caminha, ouve, guarda, mexe e torna
Podemos caminhar numa escultura e ouvir a Pintura do Lapa? O que ficou por contar em Marisa Merz? O que guardamos e que memórias recolhemos quando estamos num Parque? Será possível silenciar um auditório e dançar na biblioteca?
Serão assim, formas de despertar os sentidos e o imaginário para a criação, como prática dos nossos gestos e do nosso corpo. Quer seja pelo desenho, quer seja pela dança ou pelo silêncio das nossas ações, o intuito será o de nos localizarmos como criadores de sentidos e de experiências.
Orientação: Constança Amador, José Costa
02-06 abril, 14h00-17h00: inscreva-se aqui.
Kit de Desorientação
E se pousássemos uma cidade em cima do Parque de Serralves? Será que nos conseguíamos perder num lugar que conhecemos? De repente uma simples pedra podia ser a torre Eiffel, um arbusto podia ser o Louvre e a Casa de Serralves podia ser uma estrada. O Kit de Desorientação é um conjunto de ferramentas para a deriva, mas também sobre pensamento crítico e vontade de criar ficções e relações com o que nos rodeia. Partindo de ideias do movimento artístico Situacionista, o espaço do Parque de Serralves será construído e reconstruído através da imaginação, ocupado por cidades invisíveis e reordenado por mapas improvisados.
Orientação: José Costa, Sónia Borges
26-29 março, 9h30-12h30: Não é possível realizar a sua inscrição, por favor contate-nos para mais opções através do email a.silva@serralves.pt 

Quanta evolução cabe numa mão?
O Parque de Serralves comporta uma multiplicidade de formas de vida. Diferentes formas de reprodução, de obter alimento e de procurar parceiro que se foram estabelecendo nos diversos seres vivos ao longo de milhões e milhões de anos de evolução. Um simples passeio pelo Parque transforma-se numa viagem no tempo, com paragens em diferentes momentos marcantes e inovadores da história da vida na Terra. Dos minúsculos musgos às aves de rapina, vamos descobrir as estratégias de sobrevivência adotadas pelas diferentes espécies presentes no Parque de Serralves.
Conceção: Raquel Ribeiro (equipa SERRALVES 360º CIBIO-InBIO)
Orientação: André Rodrigues, Daniela Barbosa
26-29 março, 14h00-17h00 Não é possível realizar a sua inscrição, por favor contate-nos para mais opções através do email a.silva@serralves.pt 

Folhas volantes, livros voadores!
Também chamadas "Folhetos de Literatura de Cordel” as "Folhas Volantes” circularam em Portugal e na Europa ao longo de vários séculos. Um "Cordelista” dominava o processo do seu pequeno livro desde a escrita até à forma de o contar ou apresentar ao público. Os "Cordéis” podiam ser narrações históricas, "ralações” (relatos), fábulas educativas, conselhos práticos, manuais de boas maneiras, poesias, entre outros.
Partindo de experiência pessoal de cada um no Parque de Serralves, iremos ser todos "Cordelistas” e escrever os nossos textos, fazer a ilustração da capa, paginar, editar e aprender a contar ou apresentar as nossas edições.
Orientação: Isabel Fernandes Pinto, Maria João Mata
02-06 abril, 9h30-12h30: inscreva-se aqui.

Máquinas de inventar desenhos
Molas, elásticos, marcadores, pilhas e motores? O que daqui sairá? Nesta oficina vamos construir peça a peça diferentes máquinas e mecanismos com os quais podemos desenhar. E depois é só pô-los a funcionar! Círculos, linhas, traços iremos criar, novas possibilidades de desenho iremos explorar. E quem sabe coisas novas inventar!?
Orientação: Magda Silva, Melissa Rodrigues
02-06 abril, 14h00-17h00: inscreva-se aqui.
Em parceria com a Escola de Equitação do Centro Hípico do Porto e Matosinhos, estes cursos oferecem um primeiro contacto com o universo equestre, sendo desenvolvidas ao longo da semana aulas de hipologia e de equitação, bem como passeios a cavalo no Prado e/ou na zona da Quinta de Serralves, promovendo-se o à vontade em sela num espaço de grande beleza e contacto com a natureza. Ações como o maneio e limpeza ou manutenção de boxes complementam o programa, a par com outras atividades pedagógicas e jogos.
Uma semana para contactar com os cavalos, que permitirá aos jovens participantes continuar para uma formação de caráter avançado, disponibilizada na Escola de Equitação do Centro Hípico do Porto e Matosinhos, ou apenas voltar na próxima temporada para mais uma semana bem passada junto destes magníficos animais – os Cavalos.

26-29 março (4 dias) e 02-06 abril (5 dias), 9h30-12h30 e das 14h00 às 17h00
26-29 mar/ sem almoço: Não é possível realizar a sua inscrição, por favor contate-nos para mais opções através do email a.silva@serralves.pt 
26-29 mar/ com almoço: Não é possível realizar a sua inscrição, por favor contate-nos para mais opções através do email a.silva@serralves.pt 
2-6 abr/ sem almoço: Inscreva-se aqui.
2-6 abr/ com almoço: Inscreva-se aqui.

Orientação: Escola de Equitação do Centro Hípico do Porto e Matosinhos
Mínimo de participantes para realização: 8
Nota: as crianças devem trazer calças confortáveis (fato de treino ou leggings) e botas ou botins.

INSCRIÇÕES
Online
Na Receção do Museu: de 2ª a domingo, no horário de funcionamento;
Por transferência bancária à ordem de Fundação de Serralves IBAN: PT 50 0010.0000.86451970001.02 - enviando comprovativo e dados da inscrição por e-mail para c.almeida@serralves.pt.
A inscrição está sujeita a confirmação mediante vagas existentes. 
No caso de não haver vagas, a devolução do valor pago será realizada no prazo máximo de três semanas após o envio, pelo participante, do IBAN.

INSCRIÇÃO PARA ALMOÇO
Almoço fornecido por Serralves/26-29 mar: Lotação esgotada - por favor contate-nos para mais opções através do email a.silva@serralves.pt 
Almoço fornecido por Serralves/2-6 abr: Inscreva-se aqui

DESISTÊNCIAS
A desistência de uma atividade deve ser realizada com uma antecedência mínima de 48 horas. 
Não são efetuadas devoluções após este período. 
As devoluções relativas a desistências serão realizadas no prazo máximo de três semanas após o envio, pelo participante, do IBAN.

INDICAÇÕES
O Serviço Educativo assegura o acolhimento das crianças inscritas nas Oficinas temáticas a partir das 8h30 da manhã e ao final da tarde, das 17h00 às 18h00. A partir das 9h20 e das 13h50 as crianças devem ser entregues diretamente nas salas de atividades. Os responsáveis pelas crianças, que têm oficina apenas de manhã, devem vir buscá-las até às 13h00. Os responsáveis pelas crianças, que têm oficina à tarde, devem vir buscá-las até às 18h00.
A receção/entrega das crianças é feita na Quinta de Serralves, com acesso pela Rua Bartolomeu Velho, 141. 
As atividades são concebidas em função das faixas etárias, pelo que é fundamental que os limites de idade sejam respeitados.
Os responsáveis pelos participantes devem preencher em documento próprio (pode descarregar aqui o ficheiro do termo de responsabilidade), no início de cada atividade, as seguintes informações: nome do participante, nome do responsável e contato de urgência (telefone fixo e telemóvel). Devem ainda identificar no início de cada sessão quem vem buscar a(s) criança(s). No final da sessão os responsáveis devem ir buscar as crianças ao local onde se efetuou a receção, devendo assinar documento que regista a sua saída e apresentar Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão sempre que o Monitor solicitar.
Pedimos o máximo rigor no cumprimento dos horários de início e de encerramento das atividades.
Os participantes devem trazer roupa e calçados adequados. Outras informações mais específicas são indicadas na respetiva atividade.
A realização das atividades implica a inscrição de um número mínimo de participantes.
Os programas incluem merenda a meio da manhã e/ou tarde.
As Oficinas compreendem sessões sequenciais com a duração de 3 horas cada.
TARIFÁRIO OFICINAS TEMÁTICAS
Inscrição 1ª semana (1 oficina, 4 dias) – 65 €/criança
Inscrição 2ª semana (1 oficina, 5 dias) – 75 €/criança
Inscrição 1ª semana (2 oficinas, 4 dias, almoço incluído) – 145 €/criança
Inscrição 2ª semana (2 oficinas, 5 dias, almoço incluído) – 170 €/criança

TARIFÁRIO CURSO DE INICIAÇÃO À EQUITAÇÃO
Inscrição 1 curso, 1ª semana (4 dias, dia inteiro, almoço não incluído) – 130€/criança 
Inscrição 1 curso, 2ª semana (5 dias, dia inteiro, almoço não incluído) – 150 €/criança
Inscrição 1 curso, 1ª semana (4 dias, dia inteiro, almoço incluído) – 145€/criança
Inscrição 1 curso, 2ª semana (5 dias, dia inteiro, almoço incluído) – 170 €/criança

CONDIÇÕES E DESCONTOS
  • A opção de almoço está sujeita a lotação. 
  • O almoço fornecido por Serralves é um serviço disponibilizado para as crianças que têm oficina de manhã e à tarde e é realizado em sala nas instalações do Serviço Educativo, na Quinta de Serralves. 
  • O Serviço Educativo garante o acompanhamento durante a hora do almoço às crianças inscritas em oficinas de manhã e de tarde com a opção de almoço.
  • Pagamento no ato de inscrição.
  • O tarifário prevê 10% desconto portadores de cartão Amigo Família.
  • O desconto não se aplica à frequência do Curso de Iniciação à Equitação, nas modalidades com e sem almoço.
LOTAÇÃO
Lotação máxima: 12, 15 ou 18 crianças (conforme proposta educativa).
A capacidade do Serviço Educativo garantir o serviço de Almoço é limitada. 
A aceitação de inscrições com este serviço será feita por ordem de chegada.

ACESSO
A entrada para todas as oficinas é feita pela Rua Bartolomeu Velho, 141.
Programação/Coordenação: Denise Pollini, Mariana Roldão
Produção: Anabela Silva, Carla Almeida

Serviço Educativo
Tel: 226 156 519/87
E-mail: a.silva@serralves.pt
Rua D. João de Castro, 210 - 4150 - 417 Porto


Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves