Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
JAZZ NO PARQUE 2018
de 07 JUL 2018 a 21 JUL 2018
Na área do jazz, as opções pelo groove ou pela exploração de possibilidades são habitualmente exclusivistas. Uma especial atenção ao balanço rítmico significa frequentemente, e logo à partida, que não há uma atitude de inovação de linguagens ou vice-versa. Na sua edição de 2018, o Jazz no Parque apresenta três projectos que contrariam a separação entre o que se considera mais acessível e popular e o que é remetido para o chamado "experimentalismo”. Ainda que de formas diferentes, todos os grupos que vão ao Ténis de Serralves praticam músicas que fazem bater o pé e abanar a cabeça sem que tal implique uma menor preocupação com as questões estéticas ou uma atitude menos inconformista. Há mais jazz para além do mainstream e da vanguarda e é esse que vamos ouvir. 

Curadoria: Rui Eduardo Paes 
Actividades Relacionadas
7 JUL (SÁB), 18H00 | MANÉ FERNANDES: “THE MANTRA OF THE pHAT LOTUS”

Portugal / Reino Unido

Novo projeto
Mané Fernandes: guitarra eléctrica; José Soares: saxofone alto, clarinete baixo; Ricardo Coelho: vibrafone, percussão electrónica, sintetizador); Pedro Vasconcelos: bateria + convidados: Gonçalo Moreira (teclados); Nick Jurd (baixo eléctrico)

Um dos mais notáveis guitarristas do jazz português na actualidade, Mané Fernandes, faz-se rodear no projeto The Mantra of the pHat Lotus por outros músicos da nova geração que, à sua semelhança, se destacaram na cena do Porto, todos eles exímios instrumentistas e todos eles com ideias frescas. Este novo grupo cruza o jazz com o hip-hop e faz com que nos apeteça dançar, mas sempre evitando o óbvio e o fácil, utilizando composições (as do líder) de difícil execução que ou podem ser polirrítmicas e ter tempos diferentes tocados em simultâneo, ou mudam subitamente de direção. Neste concerto, o quinteto traz consigo dois convidados especiais, Gonçalo Moreira (desviado de outro projecto de Fernandes, Bouncelab) e o inglês Nick Jurd, para além de um novo repertório, especialmente criado para o efeito.


14 JUL (SÁB), 18H00 | LUCÍA MARTÍNEZ & THE FEARLESS

Espanha / Alemanha
Estreia em Portugal

Lucía Martínez: bateria; Benjamin Weidekamp: clarinete baixo; DJ lllvibe: gira-discos; Ronny Graupe: guitarra eléctrica; Marcel Kroemker: contrabaixo

A baterista e percussionista galega que durante alguns anos – os dos seus estudos musicais – viveu no Porto e agora está radicada em Berlim volta a Portugal para apresentar o seu mais recente projecto berlinense, formado por quatro dos mais importantes músicos daquela cidade. A música que nos propõe deriva não só do universo musical que Ennio Morricone criou para os filmes de cowboys a que chamamos "spaghetti” como alude a outros do género Western, evocando ícones do cinema como John Wayne, Clint Eastwood e até Quentin Tarantino. Daí resulta um jazz agitado, electroacústico e em cavalgada rumo ao Faroeste, com incorporações de sonoridades da América profunda que não iludem a perspectiva europeia das composições de Martínez.



21 JUL (SÁB), 18H00 | NAKED WOLF

Holanda / Austrália / Brasil / Finlândia / Áustria
Estreia em Portugal

Felicity Provan: voz, trompete; Yedo Gibson: saxofones barítono e tenor; Mikael Szafirowski: guitarra eléctrica, voz; Luc Ex: guitarra baixo; Gerri Jager: bateria, percussão

Formado por músicos de diversas nacionalidades com residência em Amesterdão (só o brasileiro Yedo Gibson é uma excepção, pois vive em Colares, no concelho de Sintra), os Naked Wolf são conhecidos por uma música que nunca pára quieta, associando o jazz (regra geral o free, se bem que com um maior peso da composição do que é habitual nessa tendência) com outros idiomas musicais, como o rock, a pop e a folk. A intensidade de uma improvisação pode desembocar numa canção ou esta converter-se em algo de tão complexo que se aproxima da música erudita contemporânea, mas sempre com uma pulsação saltitante. Não por acaso, um dos intervenientes (Luc Ex) vem da célebre banda punk holandesa The Ex.


#
  • LocalTénis do Parque de Serralves
  • Horário18h00 - 19h00
  • Dias 07 JUL 2018 - 21 JUL 2018
  • Preço€ 10,00
  • Amigo de Serralves€ 5,00

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves