#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
LEITURA FURIOSA 2019
26 MAI 2019
A Leitura Furiosa, 13ª edição, acontecerá nos dias 23, 24 e 25 e 26 de Maio de 2019 no Porto. É um encontro improvável entre escritores e grupos de pessoas "zangadas" com a leitura. Não propriamente analfabetos, antes pessoas que aprenderam a ler mas que a vida afastou da leitura. A Leitura Furiosa explora o vasto território do "escrever com". Pretende-se que os participantes assistam ao parto de um texto. A Leitura Furiosa Porto tem sido apoiada, desde a primeira hora, pelo Serviço Educativo do Museu de Serralves.

O encontro
Na quinta-feira de manhã cada um dos cinco grupos envolvidos se reúne com um escritor. Os participantes nos encontros conhecem-se e conversam sobre o que bem lhes aprouver, do modo que lhes apetecer. Depois, o escritor, sozinho, escreve um texto a partir do encontro que tiveram. Na sexta-feira de manhã, os grupos e os escritores voltam a juntar-se. Nesse encontro está também presente um ilustrador. O texto é lido e discutido, eventualmente corrigido e completado. O texto é ilustrado no decorrer da sessão, à vista de todos. No sábado de manhã, os escritores e os grupos de participantes visitam livrarias No domingo à tarde, na Biblioteca de Serralves, são apresentados os resultados da Leitura Furiosa. Não apenas os do Porto, também os de outras cidades. Os textos são lidos e cantados pelos escritores e por músicos convidados. É distribuído um envelope com todos os materiais produzidos. 

Este ano, no Porto
Emílio Remelhe, Regina Guimarães, Saguenail e Daniela Duarte já são repetentes na Leitura Furiosa. Bem como os ilustradores Nuno Sousa, João Alves, Miguel Carneiro, PAM e SAMA. Leonor Figueiredo participa pela primeira vez. Estes escritores e ilustradores vão encontrar-se com grupos de pessoas do Centro Educativo de Santo António, da Qualificar Para Incluir, da Comunidade Terapêutica da Ponte da Pedra.

A história da Leitura Furiosa
A Leitura Furiosa nasceu em Amiens há várias décadas, inventada pela Associação Cardan, uma instituição dedicada à luta contra a iliteracia. Foi trazida no ano 2000 para Portugal por Luiz Rosas e Eduarda Dionísio. Teve a sua primeira edição portuguesa na Abril em Maio, Associação Cultural, Lisboa.

Acesso: gratuito
Lotação: 80 pessoas

#
  • LocalBiblioteca
  • Horário16h00 - 18h00
  • Dias26 MAI 2019

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves