Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
MARISA MERZ: THE SKY IS A GREAT SPACE
de 19 JAN 2018 a 22 ABR 2018
"Merz empurrou os limites de maneiras que revelaram quais eram e onde se encontravam esses limites, e transformou a fricção em obra perspicaz e estimulante.”
Peter Schjeldahl
The New Yorker, 30 de Janeiro, 2017


Em janeiro de 2018, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves apresentará "The Sky is a Great Space”, uma exposição retrospetiva da pintora e escultora italiana Marisa Merz (1926, Turim, Itália). Organizada pelo Hammer Museum, Los Angeles, e pelo The Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque, a mostra vai agora ser apresentada na Europa em colaboração com o Museu de Serralves e o Museum der Moderne Salzburg, Áustria.

A exposição, desenvolvida em colaboração com a Fondazione Merz, em Itália, reúne cinco décadas de obras da artista e inclui as primeiras experiências de Merz no contexto da Arte Povera com materiais e processos não tradicionais; as cabeças e rostos enigmáticos que criou nas décadas de 1980 e 1990; e as instalações que conciliam a intimidade com uma escala impressionante.

"A obra de Marisa Merz existe na interseção entre a arte e a vida que se tornou tão central à prática contemporânea”, afirmou Connie Butler, a curadora da exposição. "O corpo da sua obra, desafiadora e evocativa, é profundamente pessoal, tanto uma resposta à sua própria experiência, como à história da arte e à atmosfera contemporânea de Turim e da Itália do pós-guerra.”

Marisa Merz alcançou o reconhecimento internacional como membro do círculo de artistas associados à Arte Povera no final da década de 1960. Movimento de vanguarda que rejeitou a riqueza material da Itália a favor de materiais "pobres”, a Arte Povera foi identificada com o radicalismo do movimento estudantil, mas proclamou não ter um credo estilístico ou ideológico, exceto a negação dos códigos existentes e das limitações do mundo da arte.

A obra mais antiga de Merz, iniciada cerca de 1966 na casa que partilhava com o marido, o artista Mario Merz, é Living Sculpture, um emaranhado de alumínio modelado pendurado do teto que combina arestas metálicas afiadas e ásperas com contornos suaves e biomórficos, expandindo o conceito de "mobile” até se tornar um colosso. No final da década de 1960, Merz passou a criar uma série de obras poderosas a partir de materiais não tradicionais que tomavam por referência a sua vida familiar e a tradição italiana mais vasta do polimaterialismo: esculturas de cobertores enrolados amarrados com fio de nylon que eram usadas ocasionalmente como adereços nas performances que o marido fazia; um baloiço de contraplacado para a filha que alia o rigor da escultura à brincadeira jovial; e uma série de esculturas de fio de nylon tricotado, incluindo os sapatos que a própria artista às vezes usava.

Na década de 1970, as instalações típicas de Merz em materiais pobres — delicado fio de cobre, taças de água salgada, agulhas de tricô — tornaram-se cada vez mais complexas. Após 1975, a artista começou a esculpir uma série de pequenas cabeças, muitas vezes modeladas em barro não cozido. Estas foram apresentadas na década de 1980 e tornaram-se emblemáticas da sua prática artística e dos seus trabalhos mais tardios.

Nas últimas duas décadas, a obra de Merz tornou-se ainda maior e mais complexa. As peças individuais continuam a ser integradas em instalações multimédia de tamanho e complexidade variável. A sua pintura e a obra gráfica também se tornaram mais elaboradas, combinando elementos de colagem e diversos materiais, incluindo fita adesiva, espelhos, molas para papel, tampas de garrafas e pigmentos metálicos, assim como um grupo recente de grandes pinturas de anjos alados, que contrastam a impressionante beleza com uma surpreendente ausência de sentimentalismo.

"Marisa Merz: The Sky Is a Great Space” foi originalmente organizada pelo Hammer Museum, Los Angeles, e pelo The Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque. A exposição na Europa é coorganizada pela Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto, e pelo Museum der Moderne Salzburg, Salzburgo. A exposição é comissariada por Connie Butler, Curadora Principal, Hammer Museum, e Ian Alteveer, Curador, Departamento de Arte Moderna e Contemporânea, The Metropolitan Museum of Art.


Catálogo

"Marisa Merz: The Sky Is a Great Space” é acompanhada por um catálogo generosamente ilustrado e copublicado pelo Hammer Museum e pela editora DelMonico – Prestel que oferece aos leitores a possibilidade de apreciarem a diversidade de obras de Marisa Merz. O livro reúne cinquenta anos de pintura, escultura e instalação e oferece a primeira cronologia impressa rigorosa da sua vida e obra. Constituindo a mais importante análise da obra desta artista até à data, o catálogo inclui ainda textos e poemas da artista nunca publicados, uma história ilustrada das suas exposições, assim como novos ensaios de investigadores e curadores de renome. Entre os autores que colaboraram no catálogo contam-se Ian Alteveer, Connie Butler, Carolyn Christov-Bakargiev, Leslie Cozzi, Teresa Kittler, Cloé Perrone, Lucia Re e Tommaso Trini. Para a apresentação no Museu de Serralves será preparada uma versão portuguesa do catálogo, incluindo vistas selecionadas da instalação no Porto.

Actividades Relacionadas
VISITAS ORIENTADAS
28 JAN (DOM), 12H00 | VISITA ORIENTADA
por Inês Caetano.
Mais informação aqui.

24 FEV (SÁB), 15H30 | VISITA EM LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA 
por Laredo, Associação Cultural.

25 FEV (DOM), 11H00 | OBRAS EM CONVERSA COM AS FAMÍLIAS
com Inês Caetano e Rita Faustino.
Mais informação aqui.

3 MAR (SÁB), 17H00 | VISITA ORIENTADA
por Francisco Tropa, artista.
Mais informação aqui.

11 MAR (DOM), 12H00 | VISITA ORIENTADA
por Rita Faustino.
Mais informação aqui.

14 MAR (QUA), 19H00 | ENCONTRO EXCLUSIVO PARA AMIGOS DE SERRALVES
por Filipa Loureiro, curadora do Museu de Serralves
Mais informação aqui.

CONVERSAS E DEBATES

20 JAN (SÁB), 11H00 | NAS GALERIAS COM... CONNIE BUTLER E SUZANNE COTTER
Conversa com a comissária da exposição e diretora no Museu de Serralves, em inglês.
Mais informação aqui.
Apoio
#
  • LocalMuseu de Serralves
  • Dias 19 JAN 2018 - 22 ABR 2018

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves