Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
ROBERT MAPPLETHORPE: PICTURES
de 20 SET 2018 a 06 JAN 2019
Robert Mapplethorpe (Nova Iorque, 1946–1989, Boston) criou algumas das imagens mais icónicas, polémicas e surpreendentes da fotografia contemporânea. Robert Mapplethorpe: Pictures, exposição organizada em estreita colaboração com a Robert Mapplethorpe Foundation, reúne 159 obras de toda a sua carreira, desde as primeiras colagens e polaroides até às fotografias de flores, nus, retratos e imagens de cariz sexual que fizeram de Mapplethorpe um dos fotógrafos mais notáveis do século XX.

Antes de escolher a fotografia como meio, Mapplethorpe estudou pintura e escultura em Nova Iorque e foi influenciado pela arte de Joseph Cornell e Marcel Duchamp, mas também pela fotografia do século XIX de Julia Margaret Cameron e outros, de que se tornaria um ávido colecionador. As suas primeiras colagens, assemblagens e fotografias (estas inicialmente realizadas com uma câmara Polaroid) revelam o interesse crescente na sexualidade e na composição — ângulos retos, formas geométricas de luz — que viria a definir a sua obra matura. Trabalhando a partir de 1975 com uma câmara Hasselblad totalmente manual, cujo visor enquadrava o mundo num quadrado, Mapplethorpe começa a recorrer a exposições longas e composições metodicamente dispostas e ordenadas no seu estúdio para criar retratos, nus e naturezas-mortas, cujos equilíbrio, ordem e conteúdo redefiniram a fotografia como forma artística. 

Mapplethorpe tratou todos os seus temas com igual atenção e precisão, desde órgãos sexuais ou arranjos de flores até aos retratos de amigos, amantes, celebridades e colaboradores, transformando a fotografia numa performance controlada entre o artista e o seu sujeito. Controverso e classicista, o interesse pioneiro de Mapplethorpe por sexo, género e raça reflete-se em imagens de corpos, prazer e desejo homossexuais e não heteronormativo e em fotografias suspensas na tensão — como acontece na totalidade da obra do artista — entre a intensidade emotiva e política dos seus conteúdos e a clareza da sua composição. 

Todas as obras de arte expostas são propriedade da Robert Mapplethorpe Foundation, Nova Iorque.

Exposição organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves e comissariada por João Ribas com coordenação de Paula Fernandes.

AVISO: A exposição "Robert Mapplethorpe: Pictures" tem imagens que podem ferir a sensibilidade de algumas pessoas.

Imagem: Robert Mapplethorpe, Self Portrait,1983 © Robert Mapplethorpe Foundation.  Used by permission.
Actividades Relacionadas
PENSAMENTO

22 SET (SÁB), 11H30 | Visita orientada à exposição 
por Michael Ward Stout, presidente do Conselho de Administração da Fundação Mapplethorpe

29 SET (SÁB), 17H00 |  Conferência "MAPPLETHORPE E MICHELANGELO: A ARTE DA RENASCENÇA ENCONTRA O MUNDO MODERNO” 
no âmbito da exposição e das JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO, com Jonathan Nelson, Professor Associado de História da Arte na Universidade de Syracuse, em Florença (Jornadas Europeias do Património)

07 OUT (DOM), 12H00 | Visita orientada à exposição 
por Sónia Borges, educadora

20 OUT (SÁB), 17H00 | Conversa na exposição 
com Jack Walls e André Príncipe, artista
Mais informação aqui.

27 OUT (SÁB), 15H30 | Visita orientada em Língua Gestual Portuguesa à exposição 
por Laredo, Associação Cultural

20 NOV (TER),  19H00 | Visita orientada à exposição
Encontro exclusivo para Amigos de Serralves com Paula Fernandes, curadora do Museu de Serralves
Mais informação aqui.

08 DEZ (SÁB), 17H00 | Visita orientada à exposição 
por Eduarda Neves, investigadora

09 DEZ (DOM), 12H00 | Visita orientada à exposição 
por Raquel Correia, educadora


CINEMA

29 NOV (QUI), 21H30 | Auditório de Serralves
Mapplethorpe, Realização: Ondi Timoner
Esta sessão resulta de uma parceria entre Serralves-Museu de Arte Contemporânea e o Queer Porto-Festival Internacional de Cinema Queer.
Mecenas Exclusivo do Museu e da Exposição
  • LocalMuseu de Serralves
  • Dias 20 SET 2018 - 06 JAN 2019


O catálogo da exposição reúne, pela primeira vez em português, uma das mais completas revisões da obra de Mapplethorpe da autoria do historiador da arte Jonathan K. Nelson, um curto mas penetrante prefácio de Susan Sontag a um dos álbuns de retratos do artista e uma conversa deste com o escritor e cineasta e artista americano Gary Indiana. Com introdução curatorial de João Ribas e prefácio de Michael Ward Stout (Presidente da Robert Mapplethorpe Foundation) a publicação reproduz as 159 obras em exposição. 
250 x 320 cm
c. 400 pp
Capa dura
Bilingue POR/ENG
Design: Pedro Nora

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves